Dia 08/07/2014 o Brasil sofria a maior derrota de sua história no futebol: 7X1 para a Alemanha. Cinco dias depois, essa mesma Alemanha ganharia de 1X0 da Argentina se tornando campeã mundial. Era o auge de uma geração preparada a longo prazo para vencer, que aprendeu a não se abater diante da derrota — na Copa de 2006, a seleção alemã havia sido eliminada na semifinal em casa. Então, os alemães usaram o resultado negativo como incentivo para reestruturar o futebol dentro e fora de campo. Pouco menos de 4 anos depois do trágico 7X1 (trágico para nós brasileiros…), a Alemanha foi eliminada na primeira fase da Copa do Mundo, com uma derrota para a nada tradicional seleção da Coreia do Sul. O que aconteceu? O que houve com aquele time gigante? É pensando nisso que a Kzulo fez este artigo 5 coisas que o Marketing Automotivo pode aprender com a derrota dos alemães na Copa do Mundo.
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Um objetivo alcançado não pode interromper o seu trabalho.
A preparação da geração alemã para o título mundial começou muito antes de 2014. Nas categorias de base, aqueles jogadores foram preparados para vencer uma Copa do Mundo, resultado alcançado com sucesso. Mas e depois? A Alemanha fez o caminho correto, seguiu preparando uma geração de jovens jogadores para substituir os campeões, mas não houve o mesmo desejo, a mesma ambição de ser campeão que eles tinham anteriormente.
No marketing nós lidamos com objetivos traçados a longo, médio e curto prazo. Devemos ter em mente quais as estratégias e táticas que vamos adotar para alcança-los e trabalhar para isso. Só que não podemos nos deixar levar por uma conquista, precisamos ter em mente que nem sempre vamos chegar ao topo, mas não podemos em hipótese nenhuma dar vexame. É preciso manter nossa equipe focada para alcançar seus objetivos e eles precisam estar claros.
A Alemanha chegou a Copa campeã, mas não deixou claro para ninguém se o objetivo era conseguir o bicampeonato, ou se eles já estavam satisfeitos com o resultado de 4 anos atrás. Final da história: um time com potencial para escrever mais um belo capítulo se deixou ser surpreendido pelos seus adversários — no papel muito mais fracos que eles — mas que estavam preparados para vencê-los. Isso nos leva ao segundo ponto.
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Quando você chega ao topo, o objetivo dos seus concorrentes será te derrubar.
“Quem está no topo é sempre o foco.”
A Alemanha era a vencedora da última Copa do Mundo, na campanha do título goleou o poderoso Brasil e venceu a não menos poderosa Argentina na final. Mais tarde venceu também a Copa das Confederações com um time “B” formado por garotos. Invencíveis? Não. México e Coreia do Sul sabiam exatamente o que fazer para derrotar a Alemanha: eles estudaram seu jeito de jogar, jogadores e estratégias, e foi em cima disso que fizeram seus resultados.
Quando as suas estratégias de marketing alcançarem os números desejados, atenção, os seus concorrentes começarão a se preparar para te derrubar.
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O marketing automotivo é naturalmente um seguidor, ou seja, costuma fazer uso de forma certa de estratégias que deram resultado em outros segmentos. Por isso, os profissionais estão preparados para analisar e melhorar o trabalho de outras equipes. É importante salientar que quem está no topo é sempre o foco. Sendo assim, se você chegou ao primeiro lugar e está se destacando, será o espelho de outras empresas e o foco dos seus concorrentes será tirar você de lá. Vamos então ao terceiro ponto.
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Quando se é campeão as suas estratégias se tornam conhecidas.
“A antecipação te dá uma visão privilegiada do futuro.”
Todo mundo já conhecia o jogo intenso e forte dos alemães. Para manter esse estilo de jogo, eles precisavam então de jogadores fortes fisicamente. O detalhe é que agora que eles são 4 anos mais velhos, o jeito de vencê-los então era atraí-los e na primeira oportunidade usar a velocidade para vencer o jogo.
Viu só? Todo mundo sabe as estratégias de um campeão. Por isso, se você está tendo sucesso, suas estratégias estão atraindo e fidelizando o público, redobre a atenção esteja pronto para atacar de forma diferente e se defender bem dos seus concorrentes. O importante é se manter em movimento, continuar atacando sempre, mas atento aos contra ataques. O mais importante é antecipar as estratégias dos seus concorrentes. Lembre-se: A antecipação te dá uma visão privilegiada do futuro. Por isso, o exercício é pensar como os seus concorrentes, imaginar como eles receberão o impacto causado pela sua ação e como estão pretendendo te atacar.
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Continue inovando sempre.
Após a derrota para o México na primeira partida, a Alemanha venceu no sufoco a Suécia e foi para o terceiro jogo da mesma forma como havia disputado as outras duas partidas. Vamos lembrar o que falamos até aqui: o objetivo dos seus adversários é te derrubar; eles sabem como você joga e você já não tem um objetivo claro dos seus resultados. Como resolver esse problema? Inovando.
No mundo dominado pelo digital, o Marketing Automotivo tem buscado cada vez mais soluções nesse meio. Nós da Kzulo temos cases de sucesso que envolvem estratégias de mídias sociais e uso de influenciadores, mas a inovação não pode parar por aí.
Você precisa jogar de um jeito diferente, buscar alternativas que vão realmente surpreender os seus concorrentes e fazer com que eles sempre estejam atrás de você. Se hoje todo mundo está usando o Marketing Digital, vá além disso e pense no futuro. Fazer uso de elementos surpresa ainda é a forma mais eficaz de continuar no topo.
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Se caiu hoje, logo você terá uma nova chance para ganhar.
Lembra que falamos aqui que a Alemanha havia vencido a Copa das Confederações com um time “B” formado por jovens? Exatamente há um ano, eles jogaram um grande torneio com jogadores com média de idade de 23 anos, e muitos deles estavam no mundial esse ano. Isso significa que em 2022 eles estarão mais experientes, vacinados com o que aconteceu neste ano e certamente com o objetivo claro de melhorar sua imagem.
No marketing é assim, nem todas as suas estratégias darão o resultado esperado. O que temos ao nosso favor é o fato de que o dinamismo das coisas favorece muito a implementação de uma nova estratégia que poderá virar o jogo. Todos os resultados, positivos e/ou negativos, servem como base para revermos nossas estratégias e seguirmos no ritmo das vitórias, essa é mais uma lição que podemos aprender com o fiasco alemão.
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