A Kzulo já falou sobre o quão importante a embalagem é para o Ponto de Venda (inclusive, fizemos até um vídeo bem explicativo sobre, lembra?). Agora, atendendo a pedidos, vamos dar continuidade ao assunto de uma maneira mais profunda.
Antes, vale lembrar que o processo de compra é resultado de vários fatores, desde estratégias e campanhas de marketing até o posicionamento do produto dentro do Ponto de Venda. E o objetivo, é o mesmo para todos: a sua mercadoria ser vendida.
Mas como efetuar a venda de fato? Por onde começar? Existe um caminho certo a ser seguido? O produto já sendo bom e com um preço competitivo já não é o suficiente? Como ser um sucesso e não um fracasso no PDV?
Essas e outras dúvidas serão esclarecidas abaixo no material que produzimos para exemplificar tudo isso.
Vamos lá?
1°: Há um tempo atrás, as embalagens eram um mero detalhe. Serviam apenas para condicionar e proteger o produto que iria ser vendido. Mas as coisas mudaram muito! O Marketing e a Publicidade perceberam que a embalagem poderia virar uma notável estratégia comercial. Dito e feito. Hoje, a embalagem precisa passar a sua mensagem, e isso influi diretamente na escolha da compra.
2°: A embalagem tornou-se, então, uma das mais fundamentais ligações entre as marcas e os consumidores, alavancando a venda dos produtos no PDV.
3°: A embalagem ideal é desenvolvida por um especialista e precisa possibilitar facilidade ao manuseá-la, segurança para o cliente e uma estética agradável. Agregar valor emocional também faz parte dos requisitos. Por exemplo: qual a identidade da marca? Qual a funcionalidade da embalagem? Ela é sustentável? Respeita as questões ambientais? Se sim, vale acrescentar um selo de responsabilidade ambiental, que traz uma imagem positiva para a sua marca.
4°: É de extrema importância conhecer seu consumidor. Estude-o para atender suas expectativas. Pense na embalagem e seus métodos de confecção para agradá-lo e fazê-lo escolher o seu produto no PDV.
5°: E é claro que, com o sucesso dos produtos da sua marca, as chances de sua empresa ficar bem posicionada no mercado são ainda maiores. Uma boa reputação é tudo.
6°: O design da sua embalagem tem que ser, acima de tudo, útil, funcional e prático, levando confiança e proximidade ao cliente. Anatomicamente produzida e adaptada para ter o máximo de utilidade para o consumidor. Não sobrecarregue-a com informações que não acrescentam em nada para o processo de compra. Ela deve comunicar a sua mensagem de forma direta e eficiente, é a voz da sua marca falando com o cliente.
7°: Você já percebeu que ficar estagnado não é a chave do sucesso. Por isso, quando renovar suas embalagens, considere atualizar stoppers e cartazes para comunicar a mudança e reforçar sua presença no PDV. O cliente precisa ser surpreendido com novidades.
Em resumo:
8°: Os objetivos principais da sua marca no PDV devem ser:
– ser lembrado e relembrado;
– usar a persuasão;
– indicar a posição;
– se expor;
– induzir o cliente à compra
9°: Após ter em mente os objetivos acima, é preciso escolher o local certo de aplicação para iniciar a ação no PDV. E é claro que há fatores que devem ser considerados. São eles:
- Facilidades: procure um local seguro para a instalação, leve em consideração o trânsito das pessoas e evite acidentes;
- Alinhe com a equipe: Certifique-se de que todos entendam o objetivo daquela instalação, isso ajudará a conservar o material por mais tempo;
- Visibilidade: seu material se destaca entre outras marcas? Tem boa iluminação? Há movimentação frequente no local escolhido?
- Analise o entorno! Você pode “fugir” de estar perto dos concorrentes ou entender que estar perto é a melhor escolha, isso pode ser decidido junto com a equipe de vendas do local.
E gostaríamos de lembrar novamente: acompanhe o desenvolvimento do seu cliente, conheça o que importa para ele e garanta o sucesso dele junto a sua marca.
Hora do seu produto brilhar!
–