Antes de mais nada é importante dizer que se você recebeu nossa mensagem em seu WhatsApp, chegou até aqui e está lendo esse artigo, é uma prova viva de que estamos falando de uma estratégia que funciona! Mais do que mensagens de bom dia, receita no grupo da família ou manter aqueles contatinhos, o WhatsApp pode ser e é uma ferramenta de negócios, afinal, você deve manter um relacionamento de amizade com o seu cliente, estar pronto para ouvir, estar presente e para isso o WhatsApp é uma grande ferramenta.
É importante dizer também que o WhatstApp Business deve estar dentro de sua estratégia de Marketing Digital, então precisa ser pensado dentro de um planejamento estratégico (podemos te ajudar nisso), com metas, prazos e objetivos claros. Alinhe o uso dessa ferramenta com os seus outros canais como Instagram, Facebook, Twitter, Blog e e-mail, assim você terá diferentes formas de falar com o seu público.
O objetivo aqui é te ajudar a entender como explorar a ferramenta e pensar nela como algo em potencial para sua estratégia de Digital.
Vamos lá?
Por que funciona?
Como falamos lá no começo, se funcionou com você que chegou até aqui através da ferramenta, fica claro que pode funcionar também com o seu público. De acordo com pesquisa, hoje no Brasil 96% das pessoas que usam smartphones têm o WhatsApp. Muitas delas inclusive possuem os aparelhos para uso exclusivo desse aplicativo, assim você tem uma ferramenta de contato direto com o seu público seja ele quem for. Mas quando falamos do setor de autopeças — mercado que a Kzulo é especialista — muito se diz de pessoas com hábitos antigos e de um “velho oeste” digital, o que não é verdade. O interesse em buscas nesse mercado cresceu 300% nos últimos anos, o consumo de conteúdo técnico no YouTube 600% e 83% das pessoas que compram peças e acessórios usam a internet. Então amigo, se você como nós vive o mercado automotivo, o WhatsApp Bussiness funciona para você também.
Mas voltamos a ferramenta: outro diferencial é a sua flexibilidade. Você pode usar para reativar clientes, fazer pesquisas, informar sobre lançamentos, se relacionar, enviar promoções e muito mais, isso a qualquer momento. Falando ainda de flexibilidade é importante considerar as diferentes formas de mídia, textos, links, fotos, vídeos, tudo que você desejar pode ser enviado, trabalhando assim o crescimento do engajamento da sua empresa com o seu público.
Outro ponto importante é que o WhatsApp tem uma taxa de abertura de 70%, isso quer dizer que a grande maioria do seu público vai abrir a sua mensagem. Não há outra mídia que apresente tão grande aderência assim. Então tenha certeza, você será visto.
Com o que devo me preocupar?
- Você não deve ser invasivo e nem ser incômodo para ninguém: sua marca não pode ser vista como chata, então planeje bem a entrega de seus conteúdos para que você não se torne um Spam. Foi isso que aconteceu com o E-mail Marketing, ferramenta com imenso potencial, mas que por mal uso se tornou inimiga de muita gente;
- Esteja pronto para atender as pessoas: como na maior parte das Redes Sociais, você no WhatsApp está iniciando uma conversa, então não deve ser o primeiro a interrompê-la. Interaja com as pessoas, busque manter a conversa e mensure as reações para uma próxima ação;
- Tenha cuidado com o tipo de conteúdo: lembre-se que quem está falando é a sua marca, então evite falar algo que possa ser considerado ofensivo para alguém. Busque falar do que você realmente tem domínio e imagine onde a conversa pode chegar, a antecipação é uma ótima arma nos negócios;
- Alguns cuidados técnicos: no caso de envio de imagens ou vídeos tome cuidado com o peso dos arquivos, a maior parte das pessoas estará usando internet móvel no momento que visualizar a sua mensagem, então quanto mais facilidade para baixar melhor.
Razões que reforçam essa necessidade:
- As mensagens enviadas através do WhatsApp contam com 70% de chances de serem abertas;
- O WhatsApp Business é gratuito e foi projetado com base no WhatsApp Messenger e contempla os mesmos recursos, como a capacidade de enviar arquivos multimídia, chamadas de graça, mensagens internacionais gratuitas, dentre outros;
- 87% das PMEs que usam o App acreditam que ela facilita a comunicação com os clientes;
- 18% apontam que o App contribui com o crescimentos dos seus negócios;
- Auxilia na humanização da marca, através da conversa direta e visualização de com que o cliente está conversando (foto de perfil).
Em resumo é uma ferramenta que alavanca o seu negócio, tanto pela aproximação e engajamento com o seu cliente, quanto abrindo novas possibilidades de venda, prospecção e fidelização daqueles que já conhecem o seus serviços ou produtos.
Se quiser compreender todas as linhas de conteúdos estratégicos que você pode colocar em prática para estreitar relações, fique ligado no blog da Kzulo (:
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