* O tempo média de leitura do texto é de 6,2min

Suas publicações no Instagram talvez estejam com o alcance baixo. Ou então, seu número de seguidores – que estavam crescendo – sofreram um declínio de uma hora para outra. O motivo? Talvez você tenha sido vítima do shadowban. Apesar do Instagram não admitir publicamente que existe esse tipo de “banimento”, sabemos que a plataforma está em constante busca para melhorar a experiência do usuário e determina uma série de boas práticas.

Mas afinal, o que é shadowban?

Trata-se do ato de bloquear o usuário, sim o seu “@”, da rede social de forma que ele não perceba que foi banido. O shadowban é causado principalmente pelo uso de hashtags impróprias nas publicações, além de compra de seguidores, utilização de aplicativos terceiros que otimizem curtidas ou comentários, ou até mesmo ‘tagueamento’ (a opção de marcar hashtags, palavras-chave, locais) que nada tenham a ver com a imagem em questão.

Exemplificando: recentemente no Brasil, a hashtag popular entre os brasileiros era “sextou” – que ingenuamente significa apenas comemorar a sexta-feira –, mas que foi utilizada em outros países para publicações de imagens de cunho pornográfico, estando associada ao termo “sex to u” (português seria “sexo para você”). Desde então, a plataforma incluiu a tal hashtag em sua lista de expressões impróprias. Ou seja, se você fizer o uso dela, seu perfil poderá cair no shadowban. :-0

  • Mas como identificar se meu perfil está banido?

Faça um teste simples: publique uma imagem com hashtags já utilizadas anteriormente e solicite que 5 usuários procurem a sua publicação em uma destas hashtags. Caso a sua publicação não apareça, você pode estar sendo vítima do shadowban.

Se algumas dessas contas conseguem visualizar o seu post: boas notícias! Pode ficar tranquilo, o seu perfil só está passando por uma queda de engajamento (e isto é normal depois da atualização do algoritmo do Instagram). Um outro método é averiguar suas 10 últimas publicações com essa ferramenta aqui.

  • Como posso evitar?

Fique atento às utilizações e hashtags que estão na lista de banidas pelas redes sociais. Já que o Instagram não disponibiliza uma lista oficial, faça uma busca através desse site e não corra o risco de cair na malha fina.

Outra dica bem importante (e simples) é: não compre seguidores. Não faça isso em hipótese alguma, pois seu perfil acaba sendo identificado como inadequado, uma vez que o número de seguidores não condiz com a quantidade de interação.

Plataformas que aumentem o número de curtidas e comentários também podem prejudicar o seu perfil e te colocar na lista ruim do shadowban. Nada que vem muito fácil é bom, então, tome cuidado com isso.

Um grande número de denúncia dos seus seguidores também faz com que você seja banido, inclusive vetando até o perfil de publicar novas imagens. Isso só pode ser revertido com um tempo dado pela rede ou contestando e pedindo que uma análise seja feita.

  • Tomei shadowban! E agora? O que eu faço?

Há algumas técnicas – não oficiais, uma vez que a própria plataforma não confirma a utilização desse tipo de banimento. A primeira delas é identificar quais foram as hashtags utilizadas que estão banidas e excluí-las do perfil. TODAS, sem exceção. Não é necessário deletar a publicação, basta editar a legenda e tirar o que está causando o problema.

Após esse primeiro ato, recomenda-se que você não faça nenhuma ação no perfil entre 24 e 48 horas após a edição. De preferência que você não execute o login e fique off-line por esse tempo

A segunda maneira é converter o seu perfil comercial para pessoal e esperar um tempo, uma vez que o algoritmo do Instagram está muito mais empenhado em rastrear perfis comerciais. Então pode levar um tempo para que ele interrompa esse monitoramento no seu perfil. Pelo menos, até que tudo se normalize e você possa retornar para o perfil original (e comercial).

A terceira forma é retirar todos os acessos da sua conta. Uma vez cadastrado em alguma plataforma, como a de publicação programada, uma boa prática em caso de shadowban é revogar o acesso desses apps. Você pode fazer isso através do Instagram Online. Faça login pelo site do Instagram, vá na aba “Editar Perfil” e clique em “Aplicativos Autorizados”.

A última maneira é entrar em contato com o Instagram e solicitar uma avaliação. Porém, como o sistema da rede demora para entrar em contato e responder, essa não seria a melhor opção. Mas fica a dica para quem deseja segui-la.

Por fim, tenha muita paciência, porque se você se enquadrou em um perfil considerado violador das políticas da rede, é provável que fez algo considerado impróprio para a mídia social, e não há uma forma certa para a retirada. É um tema delicado, e como não há muitas informações oficiais, é muito difícil identificar sem fazer um estudo caso a caso.

Mas de qualquer forma, melhor prevenir do que remediar, certo?

 

 

Leia também: “Tudo é meio Jetsons” — Um papo sobre: Inteligência Artificial, publicidade e o setor automotivo

Tagged with: , , , , , ,