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Muitas vezes, quando damos uma passada nas redes sociais de um concorrente com muitos seguidores, a famosa “stalkeada”, nos pegamos pensando como seria bom ter números tão exorbitantes. É natural isso acontecer, mas estamos aqui para acender um alerta: um número alto de seguidores não é tudo. Pode parecer clichê, mas essa é a pior meta que você pode traçar para a sua empresa.

Tem um fator que importa muito mais: o engajamento.

Bom, o engajamento deve acontecer de maneira natural, já que os usuários que estão ali interagindo com os seus conteúdos, se interessam pelos seus materiais compartilhados e enxergam qualidade e relevância.

Quando você faz uma postagem nos stories, quantas pessoas respondem?

Esse “número” é relativo e precisa-se batalhar para conquistá-lo. É necessário investir tempo e criar vínculo com seus seguidores (reais!). Se você não fizer isso – isto é, se importar com o outro lado –, por que ele deveria se importar com você?

Então, lembre-se: o seu cliente importa!

Responder suas mensagens, suas dúvidas, seus elogios, comentários (seja no inbox privado ou nos posts públicos) são essenciais para manter e criar uma relação de proximidade. As pessoas se atraem quando uma empresa, além de fornecer produtos de qualidade, é prestativa. E lembre-se que criar laços é essencial!

Além de um bom atendimento, o tipo de conteúdo que sua empresa compartilha nas redes sociais também é muito importante. Comprometa-se com a qualidade e com materiais que eduquem a sua audiência. Fique de olho nas novidades e também no que a sua marca tem a oferecer. Vai lançar um produto novo? Faça disso uma conquista na mídia social, venda seu peixe, seja criativo. Uma imagem colorida e festiva pode passar bem a mensagem? Que tal uma animação em vídeo ou GIF para chamar atenção? Ser criativo é a chave. Leve em consideração também se o seu conteúdo realmente transforma as pessoas, isso é realmente marcante.

Você já pensou em comprar seguidores?

Esqueça essa ideia.

Como explicamos anteriormente, o engajamento não pode ser comprado. Ao comprar seguidores ou curtidores falsos nas mídias sociais, sua página e suas postagens terão números altos, mas lembre-se: eles não são reais! Eles não mostram um termômetro se seu post foi bem visto ou aceito, já que são interações fakes. Além disso tudo, sua empresa pode ser penalizada e até banida da rede social em que estiver inserida. Comprar seguidores é uma conduta reprovada tanto pelo Facebook quanto pelo Instagram, que conseguem rastrear páginas que fazem isso através dos algoritmos.

Há também outro risco gravíssimo que sai da esfera online. Se a empresa comprar seguidores e for descoberta, ficará extremamente “queimada” no mercado. E ninguém quer se afiliar com uma marca de má reputação, certo?

Agora um checklist de tudo o que conversamos anteriormente:

  • Não deixe de alimentar suas redes. Manter uma periodicidade de posts é de extrema importância.
  • Interaja com seus seguidores, tire suas dúvidas, agradeça os elogios, entenda as críticas.
  • Seja criativo. Quer manter um padrão de cor para seu feed? Quer fazer stories interativos? Sua equipe aceita aparecer na página? Quer celebrar datas e campanhas especiais? Faça!
  • Prestar atenção no concorrente é importante, mas não foque a energia somente nisso. O foco é você!

 

Leia também: Como sua marca reage aos comentários negativos nas redes sociais?

 

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