“Chega de correr atrás, é hora do marketing automotivo se antecipar, pensar moderno e sair na frente.”
Como uma agência que atua de maneira forte no setor automotivo — cerca de 80% dos nossos clientes são desse mercado — nós da Kzulo sabemos por experiência própria que as estratégias de marketing da maior parte das empresas desse setor estão muito mais amparadas em coisas que deram certo em outros setores, do que nas tendências que possuem potencial para mexer com o público. Mas é hora de acabar com isso.
A Kzulo pode te ajudar a fazer diferente e para começar apresentamos cinco tendências do Marketing Automotivo para que você saia do convencional e esteja a frente dos seus concorrentes:
1 – Proporcionar conhecimento:
As pessoas estão buscando a sua “independência”, querem saber como fazer determinada tarefa ou ao menos ter um conhecimento básico que a impeça de ser enganada. No setor automotivo não é diferente: os mecânicos sofrem com a desconfiança dos seus clientes, que por sua vez sempre pensam estar sendo enganados. Como você resolve isso e ainda valoriza a sua marca? Oferecendo conhecimento, disponibilizando ferramentas que ajudem os profissionais técnicos a fazerem o melhor uso dos seus produtos, e as pessoas em geral a conhecerem um pouco sobre funções e aplicações dos produtos.
Isso é caro e complexo? Não. A Kzulo possui cases de sucesso que foram desenvolvidos em cima de uma solução barata e funcional, o EAD (educação a distância), ferramenta prática, funcional, com custos baixos e que permite que o conhecimento seja disseminado com o apoio da internet.
2 – Chatbots:
Lembra dos Jetsons? Desenho dos anos 60 que previa um futuro onde nós teríamos uma relação direta com os robôs. Quem criou os Jetsons estaria orgulhoso, porque esse futuro chegou! Prova disso são os chatbots — chat (conversa, bate-papo) + bot (robô) — cada vez mais presentes nos negócios voltados para vendas diretas, mas que deve mover-se em indústrias com mais complexidade, como a automotiva.
Através de uma programação prévia, os chatbots podem ser uma ferramenta de contato ininterrupta com seus clientes, respondendo perguntas frequentes e, mais que isso, se antecipando as suas necessidades. Praticidade e conveniência resume o chatbot proporcionando um relacionamento com o consumidor de forma ágil e precisa.
Leia também: “Tudo é meio Jetsons” — Um papo sobre: Inteligência Artificial, publicidade e o setor automotivo
3 – Live Marketing:
O número crescente de concorrentes e ofertas com preços muitas vezes melhores, somada a cautela dos consumidores com o que consomem tem causado certa instabilidade aos negócios. É hora então de investir em uma estratégia de marketing diferenciada e eficiente. Que tal o Live Marketing?
O Live Marketing ou promoção de vendas é uma comunicação interativa, suas ações acontecem em tempo real e o consumidor é o foco central dos acontecimentos que são propostos na estratégia. O objetivo é alcançar o maior número de consumidores possíveis.
As possibilidade de ações são diversas: programa de pontos ou fidelidade; sorteios; descontos especiais; eventos e também dentro do marketing digital. Seja qual for a ação escolhida, lembre-se de oferecer sempre benefícios atrativos ao público, seja em experiências marcantes, benefícios concretos ou como no nosso primeiro ponto, conhecimento.
4 – Big Data:
Big Data, ou “Megadados”, é o crescimento, a disponibilidade e o uso de informações armazenadas, ou seja, você deve recolher o máximo de dados diversificados, a partir de diversas fontes, e analisá-los para encontrar novos padrões, indicativos de tendências e bases para inovação do seu negócio. Parece simples, mas para o sucesso dessa estratégia é preciso desenvolver uma cultura em sua empresa, todos precisam estar empenhados em capturar e manter os dados atualizados e depois disso você terá uma ferramenta excelente para entender o mercado e os seus anseios.
Na prática como isso te ajuda? Auxiliando na elaboração de campanhas assertivas, identificando o que os clientes querem, ajudando no controle de estoque, providenciando mudanças nos produtos e muito mais.
5 – Storytelling:
Os novos consumidores, chamados pelos marketeiros de “neoconsumidores”, são digitais, globais e multicanais, eles querem relacionamento, ou seja, fidelidade e lealdade. Para atender isso existe o storytelling, não é uma estratégia tão nova assim, afinal, ela consiste em contar uma história. Mas hoje para nós do Marketing e da Publicidade é uma forma de se aproximar do nosso público, criando um relacionamento mais íntimo e uma identificação com a marca.
Assim em vez da sua empresa ficar falando dos produtos que oferece, ela mostra alguém que se relaciona com a marca e como a marca fez a diferença na sua história. Ao ver uma história que me representa, a tendência é que a gente se identifique muito mais, o que cria uma relação emocional do público com a marca. Se você quer que o seu negócio seja lembrado, o storytelling é a uma maneira de fazer isso.
Confira abaixo um storytelling criado pela Kzulo:
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