Lançar um novo produto de sucesso é o sonho de todo gestor, não é? Grandes empresas – como Apple e Google – possuem uma grande força que pesa para serem bem sucedidas, porém, até elas podem enfrentar problemas caso não façam um bom planejamento de lançamento dos seus produtos. Portanto, saiba desde já que o planejamento é um fator fundamental para que as vendas do seu produto alcancem as metas que você almeja.

Marcas como Apple e Google investem em apresentações inspiradoras de novos conceitos e ideias, que é o que atrai o público à primeira vista. Mas não precisamos ir tão longe, afinal, traçar um eficaz lançamento de produto não é exclusividade de grandes empresas. Seu negócio pode ser de pequeno, médio ou grande porte, mas é sim possível atingir muitas pessoas sem precisar gastar muito de dinheiro.

O êxito do lançamento de um produto vem desde o início. Antes de mais nada, é preciso entender que o plano de marketing é uma maneira estruturada de resolver os detalhes sobre como a empresa pretende atingir seus objetivos em relação ao lançamento.

A Kzulo separou algumas dicas valiosas para que sua estratégia de comunicação para o lançamento de produtos seja o mais assertiva possível:

1° passo: Quem pode estar interessado no seu produto?

Saiba quem está usando produtos similares ao que você tem para oferecer, quem provavelmente comprará o novo produto e quais serão as vantagens de obtê-lo. Qual benefício ele oferece ao mercado? Que tipo de problema ele resolve? Antes de tudo, defina o público-alvo, que são as pessoas interessadas em terem seus problemas resolvidos ou satisfações atendidas por ele.

2° passo: O que a concorrência anda fazendo?

Analise como o produto que você oferece se diferencia ou se compara com as ofertas dos outros produtos já lançados. Avaliar a concorrência é muito importante. Identifique as razões pelos quais os clientes compram atualmente produtos semelhantes de outras marcas e como você pode atraí-los para comprar o seu produto.

3° passo: Qual o seu orçamento?

Defina com antecedência qual o seu budget para gastar nas ações prioritárias da sua estratégia. O comum é a empresa já disponibilizar uma verba pré-determinada para o setor de marketing, e então, você terá de adequar a sua estratégia de lançamento a ela. Um orçamento fixo ajuda no controle financeiro.

4° passo: Qual sua estratégia de comunicação?

Uma boa estratégia de lançamento de produto só dará certo se voltarmos naquele primeiro tópico que é tão importante: o seu público-alvo! A forma como você o conhece e se comunica com ele faz toda a diferença.

Dessa forma, você pode escolher quais as mídias ideais para a divulgação:

– TV

– Rádio

– Revista

– Facebook

– Instagram

– LinkedIn

– Twitter (publicidade paga através de hashtags)

– Folhetos

– Catálogos

– Participação em eventos

– Site

– E-mail marketing

5° passo: Teste!

Antes de realizar o lançamento de vez, ponha em prática o conceito do produto, a campanha e até mesmo a embalagem. Um pré-teste de conceito de campanha pode avaliar se ele agrada o público, se a mensagem passada é a ideal e se passa confiança e credibilidade.

Tudo certo com o conceito? Após a validação, pode-se fazer um pré-teste de comunicação, avaliando as próprias peças e testando a qualidade do produto – seja imagem estática ou gravada – e então, descobrir que tipo de sentimento é gerado no público e o impacto sobre a decisão de compra e engajamento. A embalagem pode ser testada, avaliando a atratividade, quais os pontos fortes e fracos, se ela estimula o desejo de comprar.

6° passo: O trabalho continua…

Acompanhe regularmente o andamento da sua estratégia. Fique atento aos resultados de cada ação, observe o que está acontecendo, isso facilita a tomada de decisões e proporciona agilidade para implementar qualquer mudança que se faça necessária durante o trajeto. A análise de satisfação dos clientes por meio de pesquisa é uma ótima forma de conseguir monitorar os resultados. Mesmo depois do produto ser finalmente lançado, alguns fatores ainda merecem a sua atenção.

Voltamos a apertar a seguinte tecla: colha feedbacks e opiniões. O que as pessoas acharam do seu produto? É possível melhorá-lo com o tempo? Use as mídias sociais ao seu favor, escute seus clientes e seguidores. Conforme seu produto for atualizado, é possível realizar novas ações de divulgação para promover as novas vantagens. Caso o seu produto for totalmente atualizado vale pensar em um relançamento.

Todo esse processo não é fácil, consome tempo e cuidado, mas o melhor é quando se recebe avaliações positivas que encantaram o seu público, fidelizando os clientes antigos e conquistando novos.

Se precisar de ajuda para planejar sua estratégia de lançamento, entre em contato conosco e tenha uma agência inteira disponível para ajudá-lo a alcançar os seus objetivos.

Leia também: Por que escolher uma agência segmentada?

Tagged with: , , , , , ,